quarta-feira, 6 de maio de 2026
2ºA as borboletas e os bichos-da-seda
A turma do 2.º A realizou uma atividade muito interessante sobre as borboletas. As crianças assistiram a um vídeo informativo e, através dele, aprenderam várias curiosidades sobre estes insetos tão especiais. Depois de observarem atentamente o vídeo, identificaram a finalidade do texto informativo e completaram espaços em branco com informações importantes retiradas do que ouviram e visualizaram.
Esta atividade ajudou também a turma a compreender melhor o que está a acontecer com os nossos bichos-da-seda, pelos quais as crianças são responsáveis diariamente. Com muito cuidado e entusiasmo, os alunos ajudam a limpar a caixa, colocam folhas novas de amoreira e retiram as folhas velhas, garantindo o bem-estar destes pequenos animais.
Ao longo da atividade, os alunos descobriram que as borboletas têm duas antenas, seis patas e dois pares de asas. Aprenderam ainda que as suas asas são cobertas por minúsculas escamas que as ajudam a voar. Ficaram também a saber que as borboletas são animais diurnos e que muitas delas hibernam.
Para terminar, as crianças desenharam e pintaram bonitas borboletas nos seus cadernos, dando asas à criatividade e consolidando os conhecimentos adquiridos de forma divertida e educativa.


