quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
“Escolas Amigas dos Polinizadores”
O projeto “Escolas Amigas dos Polinizadores” apresenta-se como complementar ao projeto existente “Horta na Escola”. É importante sensibilizar o público-alvo, que é a comunidade escolar, sobretudo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a importância dos polinizadores e a sua relevância para as hortas e a produção alimentar em geral.
Este projeto pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos polinizadores, explicar o que são, as ameaças a que estão sujeitos e as formas de os ajudar:
• promove uma ligação da biodiversidade com a produção de hortícolas e
• a aproximação numa fase precoce da vida das crianças à sensibilização da importância dos polinizadores.
• contributo para um incremento da saúde e bem-estar do publico alvo.
• aumento da área de corredores de plantas para polinizadores nas escolas aderentes,
• podendo ainda promover a dinamização dos espaços verdes
É uma oportunidade de explorar mais as hortas nas escolas, numa perspetiva de procurar os polinizadores e incentivar a sua presença, ligando assim as plantas aos animais. Esta proposta permite encorajar os alunos a estar em contacto com a natureza e a perceber a ligação da mesma à produção de alimento, sobretudo de produtos hortícolas. Por outro lado, ao ajudar os polinizadores, está a promover-se o aumento de espaços verdes, o que beneficia a cidade em relação à adaptação às alterações climáticas.
Os objetivos do projeto são:
-Apresentar os polinizadores, integrando-os no projeto existente “Hortas na Escola”;
-Promover atividades dentro e fora da sala de aula sobre os polinizadores;
-Sensibilizar a comunidade escolar, com foco nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico,sobre a importância dos polinizadores.
-Promover a manutenção da biodiversidade local, com foco nos insetos polinizadores.
Este projeto constitui uma oportunidade para a educação e sensibilização ambiental, na medida em que promove a descoberta do ambiente natural que é um dos domínios das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico e também incentiva os alunos a cuidar da natureza e a respeitar os seus processos.É também uma oportunidade para a ocupação de espaço (com corredores de plantas silvestres nas escolas para os polinizadores e com a colocação de placas identificativas do projeto: “Escolas Amigas dos Polinizadores”), visando a promoção dos espaços verdes, bem como a existência de polinizadores nos mesmos, aproveitando ainda a celebração das datas temáticas como o Dia Mundial da Terra (22 de abril), o Dia Mundial da Abelha (20 de maio), o Dia da Biodiversidade (22 de Maio) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) para a sua
promoção.