quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Itinerários e pensamento computacional 2°A
No dia 9 de outubro, a turma do 2°A consolidou os itinerários e realizou exercícios de pensamento computacional no manual, visualizou vídeos e programou um robô de forma a que ele saísse de um ponto de partida e fosse até ponto de chegada com indicações e chmprindo missões.
Este robô introduz os conceitos básicos do coding às crianças de maneira criativa, gradual e criativa. Esta última atividade ajudou a desenvolver habilidades lógicas e de resolução de problemas.
Não há como negar! As nossas crianças estão a crescer num ambiente digital global entre sites e aplicativos para smartphones, jogos de computador e equipamentos com Inteligência Artificial que podem ser programados. Dai a importância do Pensamento Computacional, fundamental para desenvolver a capacidade analítica e habilidade cognitiva para resolução de problemas e ao mesmo tempo, para exploração da criatividade.
É verdade que o Pensamento Computacional se tornou numa tendência no sistema educativo de muitos países, com inclusão nos currículos escolares de disciplinas relacionadas com Informática.