quarta-feira, 30 de abril de 2025
Um Laço Azul de Esperança
Abril é o mês dedicado à consciencialização e prevenção dos maus-tratos contra as crianças. Esta data tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de proteger os direitos infantis e garantir que todas as crianças possam crescer num ambiente saudável, seguro e acolhedor.
Neste sentido, foram dinamizadas várias atividades nas diferentes escolas do Agrupamento, tendo culminado na realização de vários laços azuis, símbolo maior da Campanha contra os Maus-Tratos.
No mês dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a EB Pintora Maluda, com a colaboração do Núcleo de Intervenção e Otimização Comportamental (NIOC), uniu-se num gesto simbólico e formou um laço azul humano que representa o compromisso de cada um na defesa dos direitos das crianças.
Mais do que uma imagem, este laço foi um abraço coletivo à infância, um grito silencioso por proteção, amor e respeito.
A escola pretende fazer parte de uma mensagem que não pode ser esquecida: todas as crianças merecem crescer num ambiente seguro, acolhedor e cheio de ternura.
Que este laço azul nos lembre, todos os dias, que a infância é preciosa e que protegê-la é um dever de todos.
Orquestra Geração
No passado dia 30 de abril, a Escola Pintora Maluda teve o privilégio de receber a Orquestra Geração, em parceria com o Projeto MUS-E, para uma apresentação memorável.
Foi uma excelente oportunidade para que todas as crianças pudessem ter um contacto mais próximo com os instrumentos que compõem uma orquestra, bem como com os jovens músicos que a integram.
A atuação foi conduzida com grande sensibilidade por Tiago Vila, que demonstrou não só competência musical, como também uma extraordinária capacidade de comunicação com o público mais jovem. A interação entre os músicos e as crianças foi calorosa e envolvente, despertando curiosidade, entusiasmo e inspiração.
A Orquestra Geração proporcionou um momento único e inesquecível, deixando uma marca muito positiva na comunidade escolar.
A todos os envolvidos, o nosso sincero agradecimento.
quinta-feira, 24 de abril de 2025
JIA - Pavilhão do conhecimento
Hoje ficamos a conhecer o espaço exterior e o estação interior do Pavilhão do Conhecimento.
O Globo gigante no espaço exterior que acolhe todas as pessoas de todo o mundo.
A "sala tcharan" no espaço interior que é muito grande e desperta a nossa curiosidade e o nosso interesse pela ciência.
Esta sala tem tantas coisas para fazermos, tantas coisas para explorarmos, tantas coisas para conhecer...
- A casa inacabada
- O carro com rodas quadradas
- A cama feita com pregos
- A ilusão de ótica (nós perdemos a cabeça numa mesa de frutas)
- Desafiar a gravidade
- Baloiço de contra peso
- Ilusão ótica (bicicleta)
- Peso pesado (levantar a barra)
Divertimo-nos a fazer construções, vivênciámos experiências, construímos memórias e muitas aprendizagens em grupo.
Foi um dia muito divertido, cheio de peripécias onde estivemos sempre em movimento e com as nossas mãos em acção, porque é através delas e das nossas vivências que despertamos a nossa curiosidade pela aprendizagem!
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Jardim das Amoreiras
O Jardim das Amoreiras tem um novo parque infantil.
Sempre que vamos à Quinta Alegre pedimos para ir brincar no parque, por isso hoje foi o dia de o ir conhecer.
É um parque espaçoso, com estruturas diferentes das que temos na escola.
Neste parque podemos escorregar correr, baloiçar, trepar, ficar pendurados, saltar, testar o equilíbrio e brincar muito.
O parque só precisava de ter mais sombras nas suas estrutura para poder ser utilizado nos dias de verão e quando estiver muito calor.
Histórias tradicionais na Quinta Alegre
Hoje fizemos mais um passeio até à Quinta Alegre para ouvir os alunos do curso de Educação da faculdade do ISPA que nos contaram 3 histórias tradicionais a partir de livros que construíram com tecidos e materiais diferentes do que estamos habituados a ver...
Estes livros não tinham imagens mas objetos a fazerem as suas ilustrações (molas, pompons, missangas, fio de nilon, prata, pratos, garfos, colheres, alimentos...)
As histórias que escutámos foram:
1ª - "A princesa e o sal" - história contada com o suporte de pratos decorados com garfos a fazerem de reis e colheres a fazerem de de princesa. - https://youtu.be/rlBRpjz4ITA?feature=shared
2ª - "O João e o pé de feijão" - uma que conhecemos muito bem. Construída com molas, paus de canela, missangas e outros materiais de madeira. - https://youtu.be/dbwquQI5utI?feature=shared
3ª - "O coelhinho branco e a cabra cabrez" - uma história muito engraçada feita com pompons, folhas de alumínio e algodão. - https://youtu.be/_0tp_FPJzk8?feature=shared
Fizemos também um almoço piquenique no jardim da Quinta Alegre assim como conhecemos o espaço exterior da Quinta Alegre e os seus inquilinos: o peru e as galinhas.
“Regras de Prevenção do Polis e Maria“ - 1ºB
O Comando da Polícia Municipal abriu as portas ao 1.º ano da EB1 Pintora Maluda para ensinar aos mais pequenos as “Regras de Prevenção do Polis e Maria“. Um momento de aprendizagem em que as crianças percebem a importância de terem comportamentos seguros junto dos animais e em locais como a escola, a casa e a floresta.
A atividade terminou com uma visita pelos serviços e veículos da Polícia Municipal, seguida de uma demonstração de segway que fez as delícias dos mais pequeno.
Subscrever:
Mensagens (Atom)