http://eb1galinheiras.blogspot.com/

segunda-feira, 31 de março de 2025

Eu consigo...

Hoje, dia 31de março de 2025, os alunos do 4º A, no projeto Métodos de Estudo, abordaram o tema da autoconfiança, a partir da frase "Eu consigo...". Os alunos mostraram-se bastante motivados e até foram surpreendidos, pois perceberam que conseguem mais coisas do que achavam que conseguiam!

sexta-feira, 28 de março de 2025

quarta-feira, 26 de março de 2025

Projeto "Sport(in) School"

No dia 26 de março de 2025 houve uma ação de sensibilização para os alunos da nossa escola sobre as modalidades de Boccia e Polybat. O projeto "Sport(In) School" tem como finalidade promover e sensibilizar a comunidade escolar para a prática de atividade física e desportiva de todos, incluindo das crianças e jovens com deficiência. Esta foi a primeira etapa deste projeto dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e a Unidade de Apoio Especializado (UAE) da escola. Nesta atividade, os alunos das diferentes turmas de 1º ciclo e os alunos que frequentam a UAE, em conjunto, puderam experimentar estas duas modalidades desportivas em workshops de 20 minutos. Os alunos demonstraram muito entusiasmo e interesse nesta atividade. Posteriormente, haverá ações de sensibilização para professores e encarregados de educação do nosso agrupamento de escolas e no início do 3º Período daremos início aos treinos das modalidades selecionadas.

Atividade de sensibilização do projeto Sport(in)School

Atividade de sensibilização do projeto Sport(in)School, envolvendo as modalidades de Boccia e Polybat em parceria com a APCL (Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa), teve como objetivo promover a inclusão social e a prática desportiva adaptada entre crianças e jovens, especialmente aqueles com deficiências motoras ou paralisia cerebral.

terça-feira, 25 de março de 2025

JIC - Quinta alegre - exposição Ão Ão

Voltamos à Quinta Alegre para ver a exposição "Ão Ão" e conhecer o trabalho da ilustradora Joana Estrela. Ficamos a saber que ela adorava observar as pessoas, os animais e a natureza. Nos seus trabalhos não utilizava a borracha e mesmo quando se enganava a fazer os seus desenhos, continuava a desenhar dando sempre continuidade às suas ilustrações ! No final da sessão pintámos um gato e fizemos a nossa própria exposição.

Experiência: "Será que todos os materiais se dissolvem na água?

Tornar a ciência lúdica ajudando na aprendizagem e estimulando a curiosidade natural das crianças. Experiência: "Será que todos os materiais se dissolvem na água? Materiais utilizados: - Água - Copos transparentes - Colher - Diversos materiais para testar (açúcar, sal, farinha, areia, azeite, arroz, etc.) Procedimento: 1. Coloca um pouco de água em cada copo. 2. Adiciona uma pequena quantidade de cada material a testar. 3. Mexe com a colher e observa o que acontece. Mostrar de forma divertida que nem todos os materiais se dissolvem na água, introduzindo conceitos como "solúvel" e "não solúvel". Descobrimos que a água é meio mágica, mas só com alguns materiais!

Plickers (TRIX)

Excelente ferramenta para desenvolver e promover nos alunos do 1º ano atividades interativas de forma simples e intuitivas. Os alunos responderam com grande motivação e entusiasmo, onde cada criança recebeu um "cartão Plickers", com um código único para jogar, de forma dinâmica e lúdica, transformando as avaliações em jogos inclusivos, recompensando a participação com elogios num sistema de pontos simples.

Projeto MUS-E

Uma atividade que une arte, linguagem e pensamento lógico! Atividade Criativa: "História em 3 Partes – Recorte e Desenho!" Com o objetivo de ensinar a estrutura narrativa (personagem, conflito e resolução) de forma visual e tátil, usando uma folha A4 dividida em 3 partes para criar uma história simples com desenhos.